QUÍMICA TECNOLÓGICA


O equilíbrio da decomposição da amonia pode ser representado pela equação química, não balanceada:

NH3 (g) <==>   N2 (g) +  H2 (g)

As variações das concentrações com o tempo estão ilustradas no gráfico abaixo. 

A partir da análise do gráfico, podemos afirmar que as curvas A, B e C representam a variação das concentrações dos seguintes componentes da reação, respectivamente:


H2, NH3 e N2
 


N2, H2 e NH3
 


H2, N2 e NH3


NH3, N2 e H2


NH3, H2 e N2 

A tragédia ocorrida no município mineiro de Brumadinho (2019) não está restrita à perda de vidas que foram soterradas por milhares de toneladas de lama. A que se levar também em consideração, os efeitos ambientais contaminantes provocados por compostos presentes nesses rejeitos, que estarão presentes por décadas na vida das pessoas e animais da região. Entre esses compostos encontramos o cloreto de manganês (MnCl2) cuja intoxicação se manifesta por tremores, rigidez e problemas de coordenação, e o ácido arsênico (H3AsO4) que provoca nauseas, vomitos, diarréia, cancer de pele, podendo levar à morte. Analisando quimicamente as ligações existentes no cloreto de manganês e no ácido arsênico, podemos afirmar corretamente que:


O MnCl2 e o H3AsO4 são formados por ligações covalentes.   


O MnCl2 é formado por ligações covalentes e o H3AsO4 é formado por ligação iônica.   


O MnCl2 é formado por ligação metálica e o H3AsO4 é formado por ligações covalentes.   


O MnCl2 é formado por ligação iônica e o H3AsO4 é formado por ligações covalentes.    


O MnCl2 e o H3AsO4 são formado por ligações iônicas.   

As ligações covalentes entre dois átomos podem ocorrer envolvendo 1 par de elétrons (ligação simples), 2 pares de elétrons (ligações duplas) ou 3 pares de elétrons (ligações triplas). Assinale a alternativa em que ambos os compostos apresentam ligações covalentes múltiplas (duplas ou triplas).

Dados: H (Z = 1); O (Z = 8); Cl (Z = 17); N (Z = 7); C (Z = 6); Al (Z = 13); K (Z = 19).


Cl2 e NH3.


ACl3 e KCl.


CO2 e N2.


H2O2 e HCl.


H2O e O2.

Várias leis estaduais de proteção ao meio ambiente proíbem que indústrias lancem nos rios efluentes residuais com pH menor que 5 ou superior a 8. Analisando os efluentes das indústrias A, B e C, que apresentam as seguintes concentrações (em mol/L) de H+ ou OH, determine quais podem ser lançados diretamente em rios, sem tratamento prévio:

A: [H+] = 1,99 x 10-5

B: [H+] = 1,25 x 10-6

C: [H+] = 1,90 x 10-8


A e C.


A e B.


Somente A.


Somente C.


B e C

Considerando uma solução que apresenta concentração de H+ = 0,01 mol/L de um monoácido forte genérico HA e indique a alternativa correta.

 

 


[A-] = 0,1 mol / L.


O pH é igual a 1.


[HA] é muito maior que [A-].


O pH é maior que 1.


O pH é menor que 1.

Um engenheiro foi contratado para construir um tanque de decantação, para conter resíduos líquidos de uma industria de tintas. O resíduo apresenta concentração de H+ igual a 1 x 10-8. Qual o pH desse resíduo?


pH = 3


pH = 4


pH = 8


pH = 10


pH = 1

O hidróxido de sódio é um sólido iônico branco, altamente higroscópico. Sendo uma base muito forte, possui efeito altamente corrosivo sobre a pele. A fórmula química do hidróxido de sódio é __________ e, quanto à força podemos classifica-la como uma base _________ . Respectivamente, podemos completar corretamente a afirmação acima com:


HCl ; fraca.


NaOH ; moderada.


NaOH ; forte.


NaOH ; fraca.


HCl ; forte.

O uso das rochas ornamentais como revestimentos na construção civil tem crescido muito nos últimos anos. O mármore, uma rocha muito utilizada,  é basicamente formado de carbonato de cálcio (CaCO3). O carbonato de cálcio pertence a função química inorgânica dos Sais e pode ser formado por reação de neutralização entre um ácido e uma base. Qual das alternativas abaixo representa a reação correta que  dará origem a este sal?


Ca(OH)2  +  H2CO3   ---->


H2CO3    +    H3PO4   ---->


2 NaOH  +   H2SO4  ---->


2 CaOH  +    HNO3   ---->


CaCO3    +    H2CO  ---->

Geralmente o inicio da corrosão do metal contido no concreto armado, se da nos primeiros dias de sua confecção através da carbonatação do concreto. A presença de hidróxido de cálcio [Ca(OH)2] liberado das reações de hidratação do cimento, em reagindo com ácido carbônico (H2CO3) , formado à partir da união de anidrido carbônico (CO2) e água (H2O), provoca o aparecimento de trincas. A reação de neutralização ocorrida entre o ácido carbônico e o hidróxido de cálcio é:


H2CO3  +  2 CaOH   ---->   Ca2CO3  +  2 H2O


H2CO3  +   Ca(OH)2   ---->   CaCO3  +   H2(OH)2


H2CO3  +   Ca(OH)2   ---->   CaCO3  +  2 H2O


H2CO3  +   Ca(OH)2   ---->   CaH4  +  2 CO4


H2CO2  +   Ca(OH)2   ---->   CaCO2  +  2 H2O

O gás natural (CH4), é produzido pela decomposição de compostos orgânicos, na ausência de oxigênio, por determinadas bactérias. Sua combustão pode ser representada pela reação abaixo: 

CH4(g) + 2 O2(g) ----> CO2(g) + 2 H2O(vapor)

Quando nessa combustão, são consumidos 3 mols de oxigênio, o número de mols de gás carbônico (CO2) liberados será igual a:


3,0 mols.


1,5 mols. 


1,0 mol.


3,5 mols. 


5,0 mols.